AÇÕES DE EXTENSÃO
Projeto Saberes
A iniciativa "Saberes" estimula a troca de aprendizagens entre pessoas interessadas em produzir conteúdos relacionados ao setor cultural e profissionais da área, através de oficinas, que abordam temáticas pertinentes ao universo da comunicação e da cultura.
Além dos alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, as formações também contam com a participaçam de estudantes de outras instituições, jornalistas e todas as pessoas que têm interesse nos assuntos ministrados. As oficinas são gratuitas e fornecem certificados.
Realizada em outubro de 2023, a primeira edição do projeto contou com 75 inscritos e reuniu 5 comunicadores do setor cultural em uma semana de ações. Durante as oficinas, os participantes puderam aprender conhecimentos teóricos e, em seguida, colocar os ensinamentos em prática por meio de exercícios dinâmicos.
Projeto Papo ComCultura
O projeto "Papo ComCultura" estimula a discussão de assuntos relacionados à educação midiática e cultura através da realização de rodas de conversa em escolas e instituições públicas, como equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Rede Cuca.
Realizados mensalmente, os encontros são abertos ao público e resultam na confecção de uma cartilha informativa sobre o tema debatido, desenvolvida através de parceria entre os participantes da ação e os integrantes do ComCultura.
PRODUTOS
Publicado nas redes sociais, o “Como Funciona?” é um produto audiovisual, que mostra os bastidores do cenário cultural, explorando, por exemplo, a preparação para um espetáculo ou a montagem de uma exposição artística.
Como Funciona?

Priorizando a democratização do acesso à cultura, o “Rolezinho” apresenta opções de lazer culturais gratuitas ou acessíveis em Fortaleza. O quadro audiovisual ainda discute características e aspectos históricos de cada passeio.
Rolezinho

Em formato de podcast, o “ComCultura, Pod?” debate diferentes temáticas ligadas ao universo cultural de forma aprofundada, conversando com especialistas e personagens. Ele é publicado no Spotify e tem trechos compartilhados no TikTok.
ComCultura, Pod?
.png)
Forte ferramenta no desenvolvimento do senso de análise crítica dos estudantes, a “Resenha” é um dos principais produtos do ComCultura. Escrita para a Web, ela avalia filmes, livros, jogos, e inúmeros outros produtos.
Resenha

No “Opinião”, os alunos são estimulados a desenvolver suas habilidades jornalísticas escrevendo um artigo de opinião para a Web. O produto aborda temas culturais pouco discutidos e tem, como objetivo, convencer o leitor a refletir sobre eles.
Opinião

Soma de um processo de apuração delicado com uma entrevista em profundidade, o “Perfil" narra, principalmente em formato Web, a história de pessoas ligadas ao universo cultural. O trabalho cuidadosamente desenvolvido é publicado no site do projeto.
Perfil

Representando um dos formatos mais famosos do jornalismo, o “Em Foco” é uma reportagem sobre temas culturais que possuem importante relevância social. Elaborado em estilo Web, ele é publicado no site do projeto.
Em Foco
.png)
Parte do Jornalismo Literário, a “Crônica” é um espaço para os estudantes desenvolverem suas reflexões sobre situações fictícias ou cotidianas. Normalmente, os textos, publicados no site, abordam situações ou cenários vivenciados no dia-a-dia fortalezense.
Crônica

O “ComCultura Indica” foi pensado como uma forma de divulgar produtos culturais através das redes sociais. Ele pode ser uma indicação de álbum, filme, livro, série ou jogo, consumidos e analisados pelos próprios participantes do projeto.
ComCultura Indica
.png)
Nascido da conhecida expressão fortalezense ‘onde é o gera?’, o “GeraCom” funciona como uma espécie de agenda cultural do ComCultura. Publicado nos stories do Instagram, ele divulga eventos culturais gratuitos e acessíveis que estejam ocorrendo na cidade.
GeraCom

Um dos mais importantes produtos do projeto, a "Reportagem Especial" aborda tópicos relevantes para a sociedade de forma aprofundada, podendo utilizar todos os tipos de recurso, como áudio, vídeo, fotos e infográficos. Normalmente, ela é publicada no site.
Reportagem Especial

Além das experiências vividas no ambiente acadêmico, o ComCultura também realiza atividades como "Coberturas" de eventos. O projeto já cobriu, por exemplo, o Sana e o Dragão Fashion, dois dos mais relevantes eventos da capital cearense.
Coberturas
